Notícias e Novidades

Receita Federal lança rascunho do Imposto de Renda 2016

publicado em janeiro 22, 2016

imagem21850_1O contribuinte pode armazenar os dados fiscais em tempo real. A Receita Federal lançou a ferramenta de preenchimento do rascunho da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2016. O programa está disponível no site da Receita na internet e na loja do sistema operacional Android e na Apple Store, para quem tem dispositivos móveis.

A ferramenta foi criada para que o contribuinte não precise guardar documentos durante o ano inteiro para inserir os dados somente no período de entrega da declaração. “Da mesma forma que existe gerenciador financeiro, o aplicativo funciona quase como um gerenciador fiscal da pessoa física. Ao longo do ano, o contribuinte preenche o rascunho, poupando tempo na hora de fazer a declaração em março e abril”, explica o subsecretário de Arrecadação e Atendimento da Receita, Carlos Roberto Occaso.

O contribuinte pode preencher o rascunho até 28 de fevereiro. A partir de 1º de março, quando começa o prazo de entrega da declaração de 2016, o rascunho não poderá ser atualizado. O contribuinte poderá apenas transferir os dados para o programa preenchedor da declaração.

Nos próximos dez dias, o aplicativo deve estar disponível para o sistema iOS, porque a ferramenta ainda precisa ser autenticada pela loja do sistema operacional Apple. A Receita promete estender a novidade também para o sistema Windows Phone, mas não informou quando.

Conheça o serviço Rascunho IRPF

Via: bandsc.com.br